Câncer de pele é a multiplicação descontrolada de células da pele, e que ocorre após uma mutação no seu DNA. Essa mutação pode ocorrer por diversas razões, mas as causas principais são a predisposição genética e a exposição solar exagerada.
Há diversos tipos de células na pele.
Sendo assim, cada uma dessas “espécies” de célula pode desenvolver um tipo diferente de câncer.
É muito importante identificar o tipo de câncer de pele, pois sabemos que, de uma maneira geral, os melanomas possuem comportamento mais agressivo e podem matar rapidamente.
Este tipo é tão diferente dos demais que chamamos os outros tipos de câncer de Cânceres de Pele Não Melanoma.
Os 2 principais não melanomas são o Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular.
Os carcinomas basocelular e espinocelular ocorrem mais em idosos com história de exposição solar contínua ao longo da vida. Surgem geralmente nas áreas mais expostas.
O
melanoma
é um tumor que ocorre em pacientes mais jovens (50% das vezes ocorre em pessoas com menos de 55 anos).
A exposição solar intermitente e intensa – como naquelas férias em que todos voltam pra casa cheio de queimaduras, descascando e cheios de bolhas – é grande fator de risco para o surgimento de melanoma na idade adulta.
No entanto, o melanoma também pode ocorrer frequentemente em áreas protegidas pela roupa, o que comprova que a exposição solar não é o único fator de risco importante. A história familiar e a quantidade de sinais no corpo são fatores igualmente expressivos.